terça-feira, 27 de setembro de 2011

Rosh Hashaná 2011 (5772 no calendário hebraico)

É celebrada pelos judeus ao redor do mundo a partir do pôr do sol 28 de setembro até o anoitecer 30 de setembro.
Rosh Hashaná (literalmente: "cabeça do ano" em hebraico) é o Ano Novo judaico.
Cai durante o mês de Tishrei e ocorre 10 dias antes do Yom Kippur.
Juntos, Rosh Hashanah e Yom Kippur são conhecidos como os Nora'im Yamim, que significa que o Dias de Temor em hebraico (em Inglês são muitas vezes referido como o Alto Santo Dias) e são percebidos como os feriados mais importantes da  religião judaica . Segundo a tradição judaica, DEUS DECIDE sobre o destino de cada pessoa no próximo ano. Ele escreve esses julgamentos no "Livro da Vida" .
 É um tempo de pedir perdão por suas ações em relação ao ano passado, a se comprometer com um novo começo no que vem. e um período de oração e de reflexão compartilhada com a família e amigos.
Na liturgia judaica Rosh Hashaná é descrito como "o dia do juízo" (Yom ha-Din) e "o dia da memória" (Yom ha-zikkarôn). É também o "dia do toque do shofar".
Nenhum trabalho é permitido em Rosh Hashaná. Grande parte do dia é gasto na sinagoga, onde a liturgia diária regular é expandido.
A importância do feriado é refletido em sua observância de dois dias em Israel; a maioria dos feriados judeus é celebrada por apenas um dia (ou dois dias fora de Israel).
Rosh Hashanah começa com o toque do shofar (chifre de carneiro) na sinagoga. Isto marca o início dos dez dias de alta Santo do calendário judaico.




Uma saudação comum durante Rosh Hashaná é "L'shanah tovah" ("para um ano bom"), uma abreviação de "L'shanah tovah tikatev v'taihatem" (para homens) ou "L'shanah tovah tikatevi v'taihatemi" (para mulheres), que significa "Que você seja inscrito e selado para um ano bom."

Gravação de concerto de Simon Cohen Cantor cantando "Berosh Hashaná",
Arranjo composto por Eli Yaffe Raymond Goldstein.
Kol Rina Coro conduzido por Marc Temerlies



Nenhum comentário:

Postar um comentário